A interação na escola e seus significados e sentidos na formação de valores
Mots-clés :
valores e educação, interações na escola, desenvolvimento moralRésumé
O artigo tem como base uma pesquisa empírica, em que se buscou compreender a construção e a manutenção de valores morais e não morais na escola, em que se assume as concepções de Vigotski sobre a constituição da pessoa e se busca uma articulação teórica com Yves de La Taille, que tem estudado o desenvolvimento da moralidade da perspectiva da psicologia. As autoras abordam a construção e a manutenção de valores a partir das interações empreendidas pelos diversos atores da escola: alunos, professores, coordenadora, pais e sistema de ensino, para demonstrar os tipos de valores que circulam na escola e as qualidades de interações que favorecem ou não sua manutenção. Também é ressaltada, na pesquisa, a importância da autoridade na construção de valores.Téléchargements
Publié-e
2019-06-06
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.