Relações interpessoais: professor e aluno em cena
Mots-clés :
Aprendizagem significativa, Componente afetivo, Atitudes facilitadoras do professor, Escola pública.Résumé
O presente artigo relata e discute uma experiência num curso para professores de inglês da rede pública de ensino do estado de São Paulo. O referido curso, Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando, é parte de um programa de formação contínua de docentes de inglês no qual atuo como professora e pesquisadora. Promover um ambiente propício à aprendizagem, especialmente numa realidade de sala de aula tão pouco propícia ao desenvolvimento do aluno, como geralmente é o caso da rede pública, é o grande desafio tratado neste artigo. O referencial teórico norteador desta discussão é o da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Assim, alguns conceitos tais como as atitudes facilitadoras do professor e sua importância para a aprendizagem significativa são destacados. Discutida também será a relevância do componente afetivo na tentativa de otimizar as relações interpessoais em sala de aula entre alunos e professores da rede pública.Téléchargements
Publié-e
2019-06-07
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.