ANÁLISE DE UMA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO SEGUNDO SKINNER

Auteurs-es

  • Natália de Mesquita Matheus Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Psicologia da Educação
  • Maria Eliza Mazzilli Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental

DOI :

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190011

Mots-clés :

política pública, decreto 6.094, educação, Skinner, análise do comportamento

Résumé

B. F. Skinner foi um cientista preocupado com a educação. No presente trabalho, sua obra é utilizada como parâmetro para se analisar o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Brasil, 2007). Com base na leitura e análise dos textos de Skinner e do Compromisso, quinze temas foram identificados, dentre eles: avaliação do aluno, ritmo de ensino, permanência do aluno na escola, evasão, formação de profissionais do ensino e avaliação do professor. Constataram-se compatibilidades entre as propostas de Skinner e o Compromisso, o que, por um lado, aponta para a possibilidade de que a nova prática educacional gerada pelo Compromisso produza a melhoria do ensino; e, por outro lado, sugere uma possível contribuição da análise do comportamento para a proposição e avaliação de políticas públicas. Assim, este trabalho aponta um caminho para se concretizar a aproximação de analistas do comportamento aos programas governamentais, sugerindo como propostas produzidas pela análise do comportamento poderiam ser aplicadas para atingir os objetivos de tais programas.

Bibliographies de l'auteur-e

Natália de Mesquita Matheus, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Psicologia da Educação

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre pelo Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutora pelo Programa de Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Maria Eliza Mazzilli Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas em Psicologia, Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

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Publié-e

2019-10-23

Numéro

Rubrique

Artigos