ENSINANDO PROFESSORES DE SALA COMUM A FAZER ADAPTAÇÃO CURRICULAR

Auteurs-es

  • Isadora Peresi Ferrari Universidade Federal de São Carlos
  • Carla Ariela Rios Vilaronga Universidade Federal de São Carlos
  • Nassim Chamel Elias Universidade Federal de São Carlos

DOI :

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190020

Mots-clés :

Currículo, Avaliação de programa educacional, Formação de professores, Educação Especial

Résumé

O objetivo deste trabalho foi verificar a aprendizagem de habilidades de docentes de sala comum para realizar adequação curricular a partir de um curso de formação continuada. Para tanto, foi elaborado um roteiro que decompôs a habilidade de realizar adaptação em seis itens, a saber, identificar as necessidades de adaptação do aluno, descrever o conteúdo específico da disciplina ministrada, descrever os objetivos, descrever a atividade, descrever estratégias para viabilizar sua execução e indicar critérios de desempenho, de modo que pudessem ser medidas as habilidades das professoras antes e depois do curso. Participaram do curso oito professoras de sala comum, de disciplinas variadas, e sem conhecimentos prévios sobre adequação curricular. O curso ocorreu em cinco encontros semanais, nos horários dos ATPC da equipe. Os encontros se dividiram em coleta de pré-formação, conceitos sobre avaliação, organização da proposta de avaliação, conceitos de adaptação e coleta de pós-formação. Os resultados indicaram que o curso foi eficiente para que as professoras aprendessem algumas habilidades para elaborar adequação curricular para os alunos indicados pela escola, mas não foi suficiente para desenvolver as mesmas seis habilidades em todos; por exemplo, antes do curso seis das oito professoras apresentaram menos de 50% das habilidades indicadas e, após, metade do grupo atingiu 80% delas. Discussões e limitações dos procedimentos são apresentados.

Bibliographies de l'auteur-e

Isadora Peresi Ferrari, Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós-graduação em Educação Especial, Departamento de Psicologia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos.

Carla Ariela Rios Vilaronga, Universidade Federal de São Carlos

Professor voluntário no Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar, docente do Instituto Federal de são Paulo.

Nassim Chamel Elias, Universidade Federal de São Carlos

Nassim Chamel Elias Professor adjunto do Departamento de Psicologia, Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos.

Téléchargements

Publié-e

2019-10-24

Numéro

Rubrique

Artigos