Pesquisa-trans-formação e a crítica marxista na produção de informação e conhecimento

Auteurs-es

  • Luciana de Oliveira Rocha Magalhães Universidade de Taubaté
  • Wanda Maria Junqueira de Aguiar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp24-32

Mots-clés :

Pesquisa-Trans-Formação, Crítica marxista, Dimensão subjetiva da realidade, Materialismo histórico-dialético, Psicologia sócio-histórica

Résumé

Este artigo, de caráter metodológico, pretende expor a perspectiva que deu base à pesquisa desenvolvida na tese “Dimensão subjetiva dos processos de inclusão escolar no movimento da Pesquisa-Trans-Formação”, que compõe o rol de pesquisas críticas que têm sido realizadas pelo GADS (Grupo Atividade Docente e Subjetividade) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e busca enfatizar a crítica marxista como princípio necessário à pesquisa que se propõe transformadora e crítica. Descreve-se o caminho da Pesquisa-Trans-Formação, que se fundamenta no método materialista histórico-dialético e na abordagem categorial, considerando que a presença da crítica, em especial a crítica de base marxista, é imprescindível à criação de estratégias de produção de informação e de conhecimento da pesquisa. Destacou-se, neste artigo, a categoria Dimensão Subjetiva da Realidade e a perspectiva da Incompletude Crítica no movimento da Pesquisa-Trans-Formação, assim como as estratégias criadas no processo da pesquisa que mais tiveram impacto para o movimento crítico de pesquisar-formar-transformar.

Références

Alves, R. (2005). Religião e repressão. São Paulo: Edições Loyola.

Bock, A. M. B. (2002). A Psicologia Sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. In: Bock, A. M. B., Gonçalves, M. G. M., & Furtado, O. (orgs.). Psicologia Sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 2ª ed. revista. São Paulo: Cortez.

Freire, P. (2000). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. Trabalho original publicado em 1996.

Jesus, C. M. de. (1986). Diário de Bitita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Korsh, K. (2008). Marxismo e Filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. Trabalho original publicado em 1923.

Lukács, G. (2003). História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes. Trabalho original publicado em 1923.

Magalhães, L. de O. R. (2021). A Dimensão Subjetiva dos processos de inclusão escolar no movimento da Pesquisa-Trans-Formação. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). São Paulo, PUC-SP.

Marx, K. (2010). Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo. Trabalho original publicado em 1844.

Marx, K. (2011). A guerra civil na França. São Paulo: Boitempo. Trabalho original publicado em 1871.

Marx, K. (2012). Crítica do programa de Gotha. São Paulo: Boitempo. Trabalho original publicado em 1875.

Tragtenberg, M. (1991). Reflexões sobre o socialismo. São Paulo: Editora Moderna Ltda. Trabalho original publicado em 1986.

Teles, G. (2021). O marxismo crítico-revolucionário: 60 anos da morte de Karl Korsch. Maria Antonia - Boletim do GMARX (Grupo de Estudos de História e Economia Política). Ano 2 nº 33/ 21 out. (Edição Especial). Recuperado de: https://gmarx.fflch.usp.br/boletim-ano2-33.

Viana, N. (2018). O modo de pensar burguês: episteme burguesa e episteme marxista. Curitiba: Editora CRV.

Viana, N. (2018). Autogestão Pedagógica ou Pedagogia Autogestionária. Informe e Crítica, 14/fev. Recuperado de: https://informecritica.blogspot.com/2018/02/autogestao-pedagogica-ou-pedagogia.html

Viana, N. (2012). A alienação como relação social. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais – UEG/UnU Iporá, 1(2), 23-42. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/2686#:~:text=A%20partir%20das%20contribui%C3%A7%C3%B5es%20de,o%20fetichismo%20(ou%20estranhamento.

Viana, N. (2007). Introdução à sociologia. Belo Horizonte: Autêntica.

Téléchargements

Publié-e

2023-03-24

Numéro

Rubrique

Artigos