A colaboração crítica em um curso de leitura em inglês e em português para alunos com necessidades educacionais intelectuais específicas

Auteurs-es

  • Marcia Pereira de Carvalho Universidade Federal de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp79-89

Mots-clés :

Contexto escolar, Pesquisa de Crítica de Colaboração, Inclusão, Necessidades Educacionais Intelectuais Específicas, Funções Psicológicas Superiores

Résumé

Este artigo tem por objetivo discutir como a colaboração crítica impacta as ações de pesquisa de duas professoras-orientadoras e de um aluno de Ensino Médio com deficiência intelectual em um curso de leitura em inglês e em português para alunos com necessidades educacionais intelectuais específicas. Os participantes de pesquisa usam a linguagem e colaboram criticamente para discutir sua participação. Nesse enquadre, trabalham juntos, desenvolvem suas funções psicológicas superiores, em outras palavras, sua memória, atenção, volição, pensamentos, emoções e linguagem. Como procedimentos metodológicos, a Pesquisa Crítica de Colaboração propicia aos participantes atuarem de maneira interdependente para se constituir e para transformar o contexto de aprendizagem que compartilham. Como resultados parciais, as análises e interpretações sugerem que os momentos de colaboração crítica organizados por meio da Pesquisa Crítica de Colaboração criam possibilidades para os participantes aprimorarem a memória e a própria volição, assim como contribui para que a Educação inclusiva floresça nos contextos escolares.

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Publié-e

2023-03-24

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Artigos