Mas ele tem laudo!

Retomando a questão do Decreto no 10.502/2020 sobre a educação inclusiva, revogado em 2023

Auteurs-es

  • Laurinda Ramalho de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Iara Gonçalves de Aguiar Sant Anna Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Claudia Esteves Correa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Luciana de Oliveira Rocha Magalhães Universidade de Taubaté http://orcid.org/0000-0002-7677-6337

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p113-119

Biographie de l'auteur-e

Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Universidade de Taubaté

Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. Graduada em Direito pela UNITAU, com especialização em Educação Inclusiva pela UNICID, Mestra em Educação pela UNITAU, Doutora pelo Programa de Psicologia da Educação PUCSP

Références

Brasil. (2020). Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao longo da vida. Diário Oficial da União. Revogado pelo Decreto 11.370/2023. Recuperado: 20 mai. 2023. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10502.htm

Brasil. (2023). Lei. nº 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União - Seção 1 - 12/8/1971, Página 6377. Recuperado: 06 abr. 2023. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html.

Brasil. (2008). Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008. Brasília, Janeiro de 2008. Recuperado em: 01 jun. 2023. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

Calvino, I. (2000). Lembrança de uma batalha. In: CALVINO, Italo. O caminho de San Giovanni. São Paulo: Companhia das Letras.

Ehrenberg, A. (2023). O cérebro social: quimera epistemológica e verdade sociológica. Revista Periferia, v.1, n.2, jul/dez.2009. Recuperado em: 02 abr. 2023. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/3433.

Sassaki, R. K. (2007). Nada sobre nós, sem nós: Da integração à inclusão – Parte 1. Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 57, jul./ago. 2007, p. 8-16.

Vigotski, L. S. (1924-1931). A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011. Recuperado em: 15 mai. 2023. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400012

Vigotski, L. S. (1934/2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Wallon, H. (1941/2007). A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes.

Téléchargements

Publié-e

2024-10-15

Numéro

Rubrique

Compartilhando