Diferentes graus de ansiedade à matemática e desempenho escolar no ensino fundamental

Authors

  • Daniela Fassis Professora de Educação Infantil, Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro/SP
  • Alessandra Campanini Mendes Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos
  • João dos Santos Carmo Departamento de Psicologia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos

Keywords:

análise do comportamento, ansiedade ante a Matemática, desempenho em Matemática, ensino fundamental

Abstract

O presente trabalho investigou aspectos cruciais relacionados à ansiedade Matemática em alunos do Ensino Fundamental. No Estudo 1, 770 estudantes responderam a uma escala de ansiedade à Matemática. Identificaram-se pequenas diferenças entre graus de ansiedade matemática e conduziram-se comparações entre gênero, período, rede de ensino e série. Não houve diferenças significativas entre gênero, rede de ensino e série, porém alunos do período vespertino apresentaram maior ansiedade. No Estudo 2, verificou-se a relação entre nenhuma/baixa e alta/extrema ansiedade e desempenho em Matemática. Selecionaram-se os dados de oito alunos que participaram do Estudo 1, divididos em baixa ansiedade, em um grupo, e alta/extrema ansiedade em outro grupo. Os alunos com maior ansiedade foram os que apresentaram notas mais altas quando comparados com os alunos que apresentaram baixa ansiedade.

Metrics

Metrics Loading ...

How to Cite

Fassis, D., Mendes, A. C., & Carmo, J. dos S. (2016). Diferentes graus de ansiedade à matemática e desempenho escolar no ensino fundamental. Psicologia Da Educação, (39), 47–62. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/26704

Issue

Section

Artigos