Consciência e metacognição em Piaget

Autores/as

  • Claudia Leme Ferreira Davis Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação PUC-SP e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas
  • Marina Muniz Rossa Nunes Fundação Carlos Chagas
  • Patricia Davis Ribeiro da Silva

Palabras clave:

consciência, metacognição, Piaget

Resumen

Este trabalho busca situar, no âmbito da escola, dosp rofessores e dos alunos o papel de metacognição, adotando o ponto de vista de Piaget. Discute-se, inicialmente, o papel da escola e de seus professores. Em seguida, define-se o conceito de metacognição, mostrando sua importância para que a escola e, conseqüentemente, os professores possam cumprir bem sua função. O núcleo do artigo mostra o lugar central que esse conceito ocupa na teoria de Piaget, mesmo sem que ele o mencione explicitamente. Finalmente, a noção de interação educativa voltada para a metacognição é discutida, salientando-se, nela o papel do professor. O textp conclui afirmando que a boa escola é aquela que, levando em conta as estratégias pessoais de aprendizagem de seus alunos, enriquece seus recursos metodológicos, convertendo-os em aprendizes mais eficientes e motivados para aprender.

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Publicado

2016-12-02

Cómo citar

Davis, C. L. F., Nunes, M. M. R., & Silva, P. D. R. da. (2016). Consciência e metacognição em Piaget. Psicologia Da Educação, (18). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/30643

Número

Sección

Artigos