A Psicologia da Educação enquanto disciplina da escola normal secundária em Maringá
Mots-clés :
Psicologia da Educação, escola normal secundária, instituições escolares, formação de professoresRésumé
O presente artigo tem como objetivo analisar a disciplina de Psicologia da Educação na Escola Normal Secundária de Maringá, nas décadas de 1950 a 1970, tendo como lócus de investigação três instituições de ensino: o Instituto de Educação Estadual de Maringá, o Colégio Santa Cruz e o Colégio Santo Inácio. O trabalho foi desenvolvido com base na análise dos documentos escolares e dos livros e manuais didáticos. Nesta pesquisa, verificamos que a autoria da maioria dos manuais escolares era de origem estrangeira; a aprendizagem foi o tema tratado com mais veemência pelos autores; o campo prático educacional foi o mais expressivo; o referencial teórico da psicologia comportamental foi o mais encontrado na literatura. O ensino da disciplina de Psicologia da Educação estava pautado nos preceitos escolanovistas, com alguns traços da pedagogia tecnicista.Téléchargements
Publiée
2019-05-24
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.