Produção de Vigotski (e grupo) e Wallon: comparação das dimensões epistemológica, metodológica e desenvolvimental

Auteurs

  • Abigail Alvarenga Mahoney
  • Laurinda Ramalho de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Sandro Henrique Vieira de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Mots-clés :

Vigotski, Wallon.

Résumé

O presente texto tem por objetivo comparar as produções de Vigotski e grupo e Wallon nas dimensões epistemológica, metodológica e desenvolvimental. Procurou-se estabelecer ligação e diferenciação nas propostas dos autores soviéticos e francês. Dentre os pontos investigados destacam-se a construção das respectivas teorias nos marcos epistemológicos do materialismo-histórico e dialético; consideram o indivíduo como um ser ativo e ontologicamente social e seu psiquismo originado no conjunto de relações sociais. Ambas as teorias foram elaboradas por meio da experimentação e observação, sendo as proposições sobre o desenvolvimento marcadas no movimento de contradição por sínteses e crises. Ressalta-se também que, para ambas as teorias, a educação tem um papel-chave, pois é por meio da apropriação do conhecimento produzido pela humanidade que o psiquismo é desenvolvido.

Bibliographies de l'auteur

Abigail Alvarenga Mahoney

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Brasil Presidente da Fundação Aniela e Thadeusz Ginsberg

Laurinda Ramalho de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, Brasil

Sandro Henrique Vieira de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Doutorando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, Brasil

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Publiée

2019-06-04

Numéro

Rubrique

Artigos