Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon

Autores/as

  • Abigail Alvarenga Mahoney Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação : Psicologia da Educação
  • Laurinda Ramalho de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação : Psicologia da Educação Faculdades Oswaldo Cruz, Centro de Pós-Graduação

Palabras clave:

afetividade, teoria walloniana, afetividade e processo ensino-aprendizagem

Resumen

O texto discute conceitos fundamentais da teoria walloniana para a compreensão da dimensão afetiva e sua relevância no desenvolvimento do processo ensino - aprendizagem. A primeira parte analisa o processo ensino-aprendizagem como unidade, na qual a relação interpessoal professor-aluno é fator determinante. Na segunda, é justificada a escolha dessa teoria para iluminar a questão da afetividade no processo ensino-aprendizagem. Na terceira, é discutido o conjunto afetividade em seus vários componentes (emoções, sentimentos e paixão), bem como seu papel nos diferentes estágios de desenvolvimento. Finalmente, é apresentado um quadro com as principais características dos estágios.

Publicado

2019-06-07

Cómo citar

Mahoney, A. A., & Almeida, L. R. de. (2019). Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia Da Educação, (20). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/43324

Número

Sección

Artigos