UMA REFLEXÃO SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO

Auteurs

  • José Ricardo Rosa dos Santos Instituto Federal Baiano
  • Moema Maria Badaró Cartibani MidleJ Universidade Estadual De Santa Cruz, Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Economia Regional

DOI :

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190009

Mots-clés :

Verdade, Educação, Capitalismo, Pós-moderno

Résumé

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os desafios vivenciados pela educação em contexto pós-moderno para, assim, recomendar ações de mudança para as escolas e realidades socioeconômicas e políticas locais, utilizando-se da reflexão e consequente ação sobre o processo educacional brasileiro em contexto atual. A conjuntura educacional contemporânea acaba se distanciando de sua apropriada função ao depender de instrumentos de avaliação e manutenção com base em direcionamentos globais, capitalistas e neoliberais. Para a discussão, utilizaram-se fundamentos teórico-metodológicos da Educação Comparada, em digressões sobre a formação do homem em diferentes contextos histórico-sociais. As reflexões acerca da educação contemporânea levaram a ajuizar que esta se distancia cada vez mais de sua função, afastando-se do processo da busca pela verdade, comprometido com a formação cidadã, devido à força capitalista sob princípios neoliberais, que busca a padronização, a produção e qualificação de mão de obra para manutenção de um sistema ideológico hegemônico. Como alternativa, pode-se pensar em uma escola que destaque a maturidade política do cidadão para que este possa ser sujeito modificador da sociedade e de sua história.

Bibliographies de l'auteur

José Ricardo Rosa dos Santos, Instituto Federal Baiano

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Americana – PY; Mestre em Políticas Públicas, Gestão do conhecimento e Desenvolvimento Regional (Uneb); Especialista em Psicopedagogia e em Metodologia do Ensino em Filosofia e Sociologia; Psicanalista e Licenciado em Filosofia pela Uesc. Professor do Instituto Federal Baiano – Campus Uruçuca

Moema Maria Badaró Cartibani MidleJ, Universidade Estadual De Santa Cruz, Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Economia Regional

Doutora em Educação pela Ufba, Mestre em Economia Rural (UFV); Especialista em Gestão Universitária (FGV) e Economista (Uesc). Professora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Economia Regional (Uesc)

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Publiée

2019-10-23

Numéro

Rubrique

Artigos