A produção de teses e dissertações do PED - PUC-SP sobre afetividade no contexto escolar
Mots-clés :
Afetividade, contexto escolar, estado do conhecimento.Résumé
O estudo teve como objetivo identificar e analisar a produção de teses e dissertações defendidas no PED-PUC-SP, no período de 1969 a 2009, que priorizaram questões relativas à afetividade no contexto escolar, este concebido como o que envolve acontecimentos inseridos no âmbito da escola. O estudo corresponde a um "estado do conhecimento", consoante o posicionamento de Romanowski e Ens (2006). Foram identificadas 71 pesquisas, sendo 17 teses e 54 dissertações, algumas de cunho teórico e a maioria de cunho empírico. As pesquisas evidenciaram que a maneira de o professor expressar afetividade repercute diretamente no seu aluno, tanto na dimensão cognitiva como na forma de se relacionar com a matéria curricular e com a escola, e que o investimento no aprimoramento das relações interpessoais entre diferentes agentes educativos provoca avanços no desenvolvimento dos profissionais e dos alunos.Publiée
2019-10-24
Comment citer
Almeida, L. R. de, Mollica, A. J. P., Saud, C. M. L. R., Cintra, F. B. M., Medrado, G. C. R., Necyk, M. T. C., … Felicio-Garcia, Y. N. B. (2019). A produção de teses e dissertações do PED - PUC-SP sobre afetividade no contexto escolar. Psicologia Da Educação, (31). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/45708
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