REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL
DOI :
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p22-30Mots-clés :
Ensino Superior, Disciplina, História da Psicologia, Formação do Psicólogo, UniversidadesRésumé
Este artigo objetivou analisar a organização do ensino da disciplina de História da Psicologia, baseando-nos em cursos de graduação em Psicologia, no estado do Mato Grosso do Sul. Inicialmente, inventariaram-se as instituições que possuem cursos de Psicologia, acessando os seus sites e aplicando questionários aos seus coordenadores. Em seguida, organizaram-se algumas características gerais dos cursos e das instituições anuentes. Posteriormente, discutiu-se como o ensino da História da Psicologia auxilia na formação de estudantes, introduzindo-os ao estudo da Psicologia e às suas contendas científicas e profissionais. Ele contribui, com críticas, ao que se empreende no presente, embora apresente dificuldades de proporcionar algo introdutório mesclado a reflexões avançadas em uma disciplina. Por fim, observou-se que ele pode ser alocado e articulado com outras disciplinas, fazendo interface com os domínios da Ontologia, Epistemologia, Lógica e Ética.Références
Barnes, M., & Greer, S. (2014). Does the future have a history of psychology? A report on teaching, research, and faculty positions in Canadian universities. History of Psychology, 17(2), 159-169.
Casa Civil (1962). Lei No. 4.119 – Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Brasília, DC. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L4119.htm.
Castelo Branco, P., & Feitosa, E. (2017). Formação do psicólogo nos interiores do Brasil: reflexões e implicações. In: Lemos, F. (Org.), Conversas tranversalizantes entre psicologia política, social-comunitária e institucional com os campos da educação, saúde e direitos, v.7 (pp.557-565). Curitiba: Editora CRV.
Fierro, C. (2014). La historia de la psicología como curso de grado: Sentido formativo y recursos para su enseñanza. Revista Puertorriqueña de Psicologia, 25(2), 396-409.
Gomes, W. (1996). História da Psicologia – Pesquisa - Formação – Ensino. In: História da Psicologia para curso de Graduação (pp. 150-159). São Paulo: EDPUC.
Gundlach, H. (2012). A Psicologia como Ciência e como Disciplina: o caso da Alemanha. In: S. Araújo (Org.), História e filosofia da psicologia: perspectivas contemporâneas (pp. 133-165, S. Araújo, Trad.). Juiz de Fora, MG: UFJF.
Krampen, G. (2015). Scientometric trend analysis of publications on the history of psychology: Is psychology becoming an unhistorical Science? Scientometrics, 106(3), 1217-1238.
Loureiro, I., & Baptista, M. (2007). A História da Psicologia como disciplina de mestrado: relato de uma experiência. Memorandum, 12, 143-151.
Mancebo, D., Vale, A., & Martins, T. (2015). Políticas de expansão da educação superior no Brasil, 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, 20(60), 31-50.
Naves, F., Silva, S., Peretta, A., Nasciutti, F., & Silva, L. (2017). Formação de psicólogos para a educação: concepções de docentes. Psicologia da Educação, (44), 67-77. 10.5935/2175-3520.20170007
Merced, M., Stutman, Z., & Mann, S. (2017). Teaching the history of psychology: A content analysis of course syllabi from Doctor of Psychology Programs. Psychology: Learning and Teaching, 1(1), 01-16. 10.1177/1475725717729909
Ministério da Educação e Cultura (2011). Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília, DC. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7692-rces005-11-
pdf&category_slug=marco-2011-pdf&Itemid=30192.
Sekkel, M., & Barros, C. (2013) (Orgs.). Licenciatura em Psicologia: Temas atuais. São Paulo: Zagadoni Editora.
Stevison, B., Biggs, P., & Abramson, C. (2010). Google
Earth as a source of ancillary material in a History of
Psychology class. Psychological Reports, 106(3), 665-670.
Souza, F. (2011). Por uma história da Análise do Comportamento
no Mato Grosso do Sul. 69f. Dissertação de mestrado, Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP.
Vaughn-Blount, K., Rutherford, A., Baker, D., & Johnson, D. (2009). History’s mysteries, demystified: Becoming a psychologist-historian. The American Journal of Psychology, 122(1), 117–129.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.