Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula
Palabras clave:
Piaget, Vygotski, Wallon, teorias de desenvolvimento, atividade docente.Resumen
Após filmar as atividades de sala de aula de uma professora de 5º ano do Ensino Fundamental, trabalhando em uma escola pública do Estado São Paulo (Brasil), pediu-se a ela que falasse sobre alguns episódios selecionados e organizados a partir da edição das filmagens. A partir do que foi dito sobre um deles, discute-se como a cena retratada poderia ser entendida com base nas perspectivas vygotskiana, walloniana e piagetiana, buscando mostrar que, a despeito de suas diferenças, essas abordagens teóricas podem subsidiar uma prática pedagógica mais atenta à diversidade dos alunos, oferecendo-lhes maior autonomia e habilidades de pensamento mais sofisticadas e precisas.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2012-06-01
Cómo citar
Davis, C. L. F., Almeida, L. R. de, Ribeiro, M. P. de O., & Rachman, V. C. B. (2012). Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula. Psicologia Da Educação, (34), 63–83. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/28043
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.