Narrativas de professores e identidade docente: o memorial como procedimento metodológico

Auteurs

  • José Vieira de Souza Universidade de Brasília

Mots-clés :

docência, identidade, narrativa, formação de professores

Résumé

O trabalho visa discutir a importância das narrativas de professores para o processo de construção da indentidade docente e do memorial como procedimento metodológico para a reflexãoda prática pedagógica. Adotando o pensamento de Walter Benjamin como referencial teórico, a análise proposta parte da tese de que as narrativas dos docentes apresentam considerável contribuição para o exame da complexidade que envolve os atos de ensinar, pesquisar e aprender. O memorial da prática pedagógica é encarado como a possibilidade de o professor refletir acerca de sua trajetória pessoal e profissional, buscando perceber o alcance e as limitações das teorias pedagógicas para a prática desenvolvida.

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Publiée

2017-01-06

Comment citer

Souza, J. V. de. (2017). Narrativas de professores e identidade docente: o memorial como procedimento metodológico. Psicologia Da Educação, (16). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/31358

Numéro

Rubrique

Artigos