Os sentidos atribuídos à medida socioeducativa de liberdade assistida por jovens em conflito com a lei e seus socioeducadores

Autores

  • Vera Lúcia Trevisan de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Departamento de Pós-Graduação em Psicologia
  • Magda Machado Ribeiro Venancio FAAT – Faculdades Atibaia.

Palavras-chave:

jovens em conflito com a lei, socioeducadores, psicologia históricocultural, sentidos e políticas públicas

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa cujo objetivo foi compreender e analisar os sentidos que jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida e seus socioeducadores atribuem à Medida. O aporte teórico-metodológico que sustentou a análise é o da psicologia histórico-cultural, representados por Vygotski e Leontiev, além de muitos de seus leitores. Tal escolha conduziu a procedimentos que priorizaram a observação das interações no contexto da Medida, focalizando os variados momentos e atividades que a constituem. Foram realizadas, também, entrevistas de aprofundamento e os dados das observações foram registrados em diário de campo. A análise teve como foco central as contradições que emergiram dos momentos de interação da pesquisadora com o contexto.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Trevisan de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Departamento de Pós-Graduação em Psicologia

a Docente do Departamento de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas

Magda Machado Ribeiro Venancio, FAAT – Faculdades Atibaia.

Docente da FAAT – Faculdades Atibaia

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Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigos