A utilização do tempo pelo aluno do ensino médio público

Autores/as

  • Plinio Eduardo Monteiro de Castro Faculdades Caiçara
  • Cândido Alberto Gomes Universidade Católica de Brasília

Resumen

Este trabalho, de caráter exploratório, tem como objetivo analisar como os alunos alocam o seu tempo a diferentes atividades, como o estudo em sala de aula, na escola e em casa, o trabalho, o lazer e a ajuda doméstica. A literatura reconhece a importância do tempo, tanto para a aprendizagem quanto para a acumulação do capital cultural. Baseada em grupos focais e num levantamento por amostragem no Distrito Federal, a pesquisa verifica que os alunos em geral dedicam pouco tempo ao estudo. Foram constatadas diferenças desfavoráveis ao gênero feminino e a alunos socialmente desprivilegiados, do turno da noite

Publicado

2019-02-07

Cómo citar

Castro, P. E. M. de, & Gomes, C. A. (2019). A utilização do tempo pelo aluno do ensino médio público. Psicologia Da Educação, (12). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/41357

Número

Sección

Artigos