Adição/subtração: os caminhos de sua psicogênese em situações de aprendizagem

Autores

  • Maria Lúcia Faria Moro Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

cognição, aprendizagem

Resumo

O estudo descreve momentos da aprendizagem da adição/subtração de dois meninos que resolveram tarefas de composição/decomposição de grandezas numéricas e de composição aditiva. Seu objetivo é o de analisar as soluções infantis segundo a teoria dos campos conceituais e as perspectivas da epistemologia do número. Os sujeitos, alunos de primeira série do ensino público fundamental, tinham 9;1 e 8;6 anos de idade. Do registro videografado dos dados e da análise microgenética, são descritos os esquemas de solução dos sujeitos e os invariantes que lhes subjazem. É apontada a complexidade dos momentos da construção aritmética da adição/subtração descritos, traduzidos pela presença em ato de instrumentos nocionais, relações e inferências, em progressão interligada. A discussão privilegia a idéia da construção do conceito em situação de aprendizagem conforme sua psicogênese própria, e a da interdependência aprendizagem/desenvolvimento cognitivo

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Publicado

2019-02-07

Edição

Seção

Artigos