Análise de pesquisas sobre formação de professores: um exercício coletivo

Autores

  • Marli E. D. Afonso de André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Palavras-chave:

formação docente, análise de pesquisa, exercício coletivo

Resumo

Esse texto é fruto de um exercício coletivo de análise de dissertações e teses sobre formação de professores defendidas na PUC-SP e na FEUSP nos anos de 1998 e 1999. Dos 41 resumos localizados, selecionaram-se 11 trabalhos para serem lidos integralmente. A análise considerou os seguintes aspectos: concepção de formação, temáticas focalizadas, quadro referencial, metodologia utilizada e apoio bibliográfico.Os resultados da análise indicaram que os autores e referenciais teóricos se centram em questões de identidade e competência docente, na formação do profissional reflexivo/pesquisador, no trabalho coletivo e nas mudanças de atitude. O tema priorizado nesses estudos é o da formação continuada e a metodologia mais utilizada é a de pesquisa-ação. Na utilização das fontes de consulta, observou-se uma predominância quase absoluta de livros, com poucas referências a artigos e a dissertações/teses.

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Publicado

2019-02-11

Edição

Seção

Artigos