Análise de pesquisas sobre formação de professores: um exercício coletivo
Palavras-chave:
formação docente, análise de pesquisa, exercício coletivoResumo
Esse texto é fruto de um exercício coletivo de análise de dissertações e teses sobre formação de professores defendidas na PUC-SP e na FEUSP nos anos de 1998 e 1999. Dos 41 resumos localizados, selecionaram-se 11 trabalhos para serem lidos integralmente. A análise considerou os seguintes aspectos: concepção de formação, temáticas focalizadas, quadro referencial, metodologia utilizada e apoio bibliográfico.Os resultados da análise indicaram que os autores e referenciais teóricos se centram em questões de identidade e competência docente, na formação do profissional reflexivo/pesquisador, no trabalho coletivo e nas mudanças de atitude. O tema priorizado nesses estudos é o da formação continuada e a metodologia mais utilizada é a de pesquisa-ação. Na utilização das fontes de consulta, observou-se uma predominância quase absoluta de livros, com poucas referências a artigos e a dissertações/teses.Downloads
Publicado
2019-02-11
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.