PSICOLOGIA E CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO GENERALISTA

Autores

  • Sarah Ruth Ferreira Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Psicologia
  • Pablo de Sousa Seixas Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi http://orcid.org/0000-0002-7718-064X
  • Oswaldo Hajime Yamamoto Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Psicologia http://orcid.org/0000-0001-7870-5666

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180018

Palavras-chave:

psicólogos, formação profissional, currículo, ensino da psicologia, educação superior

Resumo

A formação generalista representa um consenso nos debates de formação em Psicologia, entretanto, o termo revela sentidos diferentes, conforme o período da história da Psicologia e a partir das reformas curriculares. Diante disso, o presente estudo investigou as concepções a respeito da formação generalista em três cursos de Psicologia de instituições de ensino superior da cidade de Natal-RN. Analisou-se o Projeto Pedagógico dos três cursos e foram realizadas entrevistas com os coordenadores e um docente que participou da implementação de cada projeto. Como resultado, foram identificadas três concepções de generalismo, presentes em todos os cursos: a) abranger a diversidade teórico-metodológica e de campos profissionais da Psicologia, mas de maneira integrada, por meio da formação para a pesquisa e do debate interdisciplinar para a compreensão da realidade; b) preparar para atividades profissionais e acadêmicas voltadas para variados espaços, permitindo ao futuro profissional se adequar às oportunidades do mercado; c) evitar a especialização precoce em uma das áreas da Psicologia. A despeito de tais concepções, os cursos enfrentam o pouco investimento em pesquisa, a superficialidade no ensino filosófico e epistemológico e a predominância da Psicologia clínica. Assim, a formação atual, ainda centralizada no preparo para o mercado, é entrave à formação generalista do aluno e a diversificação do currículo.

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Publicado

2019-04-05

Edição

Seção

Artigos