A Psicologia da Educação enquanto disciplina da escola normal secundária em Maringá

Autores

  • Gesciely Barbosa da Silva Tadei Faculdade Noroeste Paranaense.
  • Analete Regina Schelbauer Universidade Estadual de Maringá.
  • Sheila Maria Rosin Universidade Estadual de Maringá.

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, escola normal secundária, instituições escolares, formação de professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a disciplina de Psicologia da Educação na Escola Normal Secundária de Maringá, nas décadas de 1950 a 1970, tendo como lócus de investigação três instituições de ensino: o Instituto de Educação Estadual de Maringá, o Colégio Santa Cruz e o Colégio Santo Inácio. O trabalho foi desenvolvido com base na análise dos documentos escolares e dos livros e manuais didáticos. Nesta pesquisa, verificamos que a autoria da maioria dos manuais escolares era de origem estrangeira; a aprendizagem foi o tema tratado com mais veemência pelos autores; o campo prático educacional foi o mais expressivo; o referencial teórico da psicologia comportamental foi o mais encontrado na literatura. O ensino da disciplina de Psicologia da Educação estava pautado nos preceitos escolanovistas, com alguns traços da pedagogia tecnicista.

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Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos