Concepções de professores sobre questões relacionadas à violência na escola

Autores

  • Vivian da Silva Lobato Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Vera Maria Nigro de Souza Placco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Palavras-chave:

violência na escola, concepções de professores, relações interpessoais

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de mostrar os resultados de uma pesquisa realizada com dezesseis professores de quinta a oitava série da Rede Municipal de BelémPA, lotados no Distrito de Mosqueiro, sobre suas concepções a respeito de violência na escola. A coleta de dados aconteceu em dois momentos: primeiramente, por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas com os professores e, na segunda parte da coleta, realização de dois seminários com os professores que haviam participado das entrevistas individuais. Os dados foram agrupados em quatro categorias: tipos/nuances de violência, causas/origem da violência, formas de enfrentamento e interferências no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que a ocorrência de situações violentas, no ambiente escolar, se constituem em um dos maiores desafios para o trabalho docente.

Biografia do Autor

Vivian da Silva Lobato, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, Brasil

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Professora Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, Brasil

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Publicado

2019-06-04

Edição

Seção

Artigos