A interação na escola e seus significados e sentidos na formação de valores

Autores

  • Vera Maria Trevisan de Souza
  • Vera Maria Nigro de Souza Placco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Palavras-chave:

valores e educação, interações na escola, desenvolvimento moral

Resumo

O artigo tem como base uma pesquisa empírica, em que se buscou compreender a construção e a manutenção de valores morais e não morais na escola, em que se assume as concepções de Vigotski sobre a constituição da pessoa e se busca uma articulação teórica com Yves de La Taille, que tem estudado o desenvolvimento da moralidade da perspectiva da psicologia. As autoras abordam a construção e a manutenção de valores a partir das interações empreendidas pelos diversos atores da escola: alunos, professores, coordenadora, pais e sistema de ensino, para demonstrar os tipos de valores que circulam na escola e as qualidades de interações que favorecem ou não sua manutenção. Também é ressaltada, na pesquisa, a importância da autoridade na construção de valores.

Biografia do Autor

Vera Maria Trevisan de Souza

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP Professora da Fizo-SP

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP

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Publicado

2019-06-06

Edição

Seção

Artigos