Habilidades de leitura e de escrita no início da escolarização

Autores/as

  • Édiva de Oliveira Sousa Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Regina Maluf Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação

Palabras clave:

Alfabetização, Habilidades de escrita, Habilidades de leitura

Resumen

O objetivo do estudo foi verificar como se apresenta a relação entre as habilidades de ler e de escrever em crianças falantes do português brasileiro que se encontram no início da alfabetização. Sustenta-se a hipótese de que haverá discrepâncias entre as habilidades de ler e de escrever, nas diferentes etapas da aprendizagem da linguagem escrita. Participaram do estudo 73 crianças de 6 a 8 anos, sendo 38 meninos e 35 meninas. Foram aplicadas individualmente tarefas de escrita, leitura e compreensão de palavras e frases. Nos resultados verificou-se que as crianças mais avançadas na aquisição do princípio alfabético mostravam maior habilidade para ler do que para escrever. Os resultados foram discutidos de acordo com a literatura da área.

Publicado

2019-06-07

Cómo citar

Sousa, Édiva de O., & Maluf, M. R. (2019). Habilidades de leitura e de escrita no início da escolarização. Psicologia Da Educação, (19). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/43345

Número

Sección

Artigos