HABILIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MÉTODOS DE ENSINO: O MÉTODO MONTESSORI E O ENSINO TRADICIONAL EM QUESTÃO

Autores

  • Roseane Ribeiro Mendonça Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Psicologia http://orcid.org/0000-0002-5404-7045
  • Altemir José Gonçalves Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190014

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Método Montessori, Ensino Fundamental

Resumo

Níveis elevados de habilidades de resolução de problemas são chaves para o êxito no sistema escolar e o Método Montessori (MM) se propõe a desenvolvê-las. Assim, compararam-se as habilidades de resolução de problemas de estudantes ensinados em escolas tradicionais e com o MM, considerando, no último caso, duas configurações quanto à fidelidade de implementação (Montessori Clássico ou Montessori Suplementar). Também foram feitas associações entre essas habilidades e variáveis demográficas (sexo) e educacionais (série e reprovação). Uma amostra (N = 91) de estudantes de quarto e quintos anos de quatro escolas que utilizam o MM e de escolas tradicionais participou da pesquisa. Foram utilizadas as Escalas de Resolução de Problemas (ERP), que propiciam dois escores: Habilidades de Resolução de Problemas (HRP) e Orientação em Relação ao Problema (ORP). Não foram obtidas diferenças estatisticamente significativas entre os alunos de escolas tradicionais e de escolas montessorianas tanto em HRP quanto em ORP. ORP também não se associou às variáveis demográficas e educacionais investigadas. Ao classificar os escores de HRP em níveis (alto, médio e baixo), observou-se maior concentração de alunas no nível médio. Os resultados permitem inferir que não basta afirmar em ideários que a escola desenvolve habilidades de resolução de problemas. Há que se planejar e implantar propostas pedagógicas que, de fato, desenvolvam as habilidades de resolução de problemas dos estudantes e não apenas considerem-nas pré-requisitos para o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Roseane Ribeiro Mendonça, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Altemir José Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Doutor em Psicologia. Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF

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Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigos