Revisão Sistemática

Conceituação, Classificação e Possíveis Direcionamentos para a sua Condução

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2025i58p112-126

Mots-clés :

Metodologia, Pesquisa científica, Revisão sistemática, Revisão integrativa, Metanálise, Metassíntese qualitativa

Résumé

Este artigo teórico objetiva apresentar as particularidades das pesquisas de revisão sistemática, descrever as modalidades mais utilizadas e as fases que as constituem, abordando suas potencialidades e pontos passíveis de melhoria. Sugere-se uma sequência de passos a serem adotados para a condução de pesquisas desta natureza, enfatizando-se as revisões sistemáticas integrativas. Tendo em vista sua abrangência quanto às fontes de dados a serem utilizadas e o rigor metodológico empregado na coleta de dados, essas revisões têm se mostrado como importante aliada às pesquisas das Ciências da Saúde, Humanas e Sociais, favorecendo o diálogo entre o conhecimento científico e o delineamento de práticas dos profissionais destas áreas. Conclui-se que o rigor nas etapas iniciais foi considerado um avanço para as pesquisas de revisão, especialmente na etapa de coleta de dados qualitativos; no entanto, ainda é necessário desenvolver procedimentos mais precisos de análises, sínteses e conclusões, uma vez que a amplitude de métodos analisados nas revisões sistemáticas integrativas pode aumentar as chances de vieses e imprecisões por parte dos pesquisadores.

Bibliographies de l'auteur

Daniele de Lima Kramm, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Psicologia da Educação

Sergio Vasconcelos de Luna, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Sergio Vasconcelos de Luna é doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor titular aposentado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, filiado aos Programas de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, e Psicologia Experimental. Publicou livro, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Orientou dissertações de mestrado e de doutorado nas áreas de Educação e Psicologia. Participou de inúmeros projetos, um dos quais em nível internacional.

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Publiée

2025-06-05

Comment citer

Kramm, D. de L., & Luna, S. V. de. (2025). Revisão Sistemática: Conceituação, Classificação e Possíveis Direcionamentos para a sua Condução. Psicologia Da Educação, (58), 112–126. https://doi.org/10.23925/2175-3520.2025i58p112-126

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