Avaliação dos contextos de atuação, atribuições e mercado profissional: opinião da população sobre a Psicologia e o Psicólogo

Autores

  • Isabel Cristina Vasconcelos Oliveira Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Angela Christina Souza Menezes Universitário de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Identificar como as pessoas percebem uma prática profissional possibilita o reconhecimento de seus aspectos positivos e debilidades, seja no processo de formação acadêmica, ou no próprio exercício da profissão. É nesse contexto que este estudo visa verificar a opinião da população sobre o profissional de Psicologia, principalmente quanto ao contexto de atuação, atribuições e mercado profissional. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, que analisou 102 respostas hospedadas em um sítio eletrônico na internet. Os resultados sugerem o reconhecimento de quatro contextos de atuação (clínica, organizacional, escolar e hospitalar), no entanto, com atribuições esperadas da prática clínica, por meio das categorias: facilita o autoconhecimento, cura, aumento da qualidade de vida, escuta e aconselhamento psicológico. Opiniões opostas quanto ao mercado de trabalho foram observadas: alguns percebem a Psicologia como um campo flexível e em crescimento, enquanto outros destacam a saturação do mercado e desvalorização do profissional.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabel Cristina Vasconcelos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada e licenciada pela Universidade Federal da Paraíba/Brasil, e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil. É psicóloga do Ministério Público do Estado da Paraíba/Brasil.

Angela Christina Souza Menezes, Universitário de João Pessoa; Universidade Federal da Paraíba

Graduada pelo Centro Universitário de João Pessoa/Brasil, e Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal da Paraíba/Brasil. É psicóloga da Instituição Fale Consultoria e Conselheira do Conselho Regional de Psicologia da 13ª Região/ Brasil.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Como Citar

Oliveira, I. C. V., & Menezes, A. C. S. (2013). Avaliação dos contextos de atuação, atribuições e mercado profissional: opinião da população sobre a Psicologia e o Psicólogo. Psicologia Revista, 22(1), 119–139. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16661

Edição

Seção

Artigos Teóricos