A relevância da espiritualidade no processo de resiliência

Autores

  • Maria Cecilia Menegatti Chequini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Os temas espiritualidade e resiliência ocupam, na atualidade, posições de destaque entre os tópicos de interesse das ciências físicas e sociais, principalmente na área da saúde. Nas ciências humanas, resiliência refere-se ao processo através do qual o ser humano é capaz não apenas de superar e se recuperar dos efeitos danosos das adversidades, mas também de se transformar e ser fortalecido por essas experiências. Já o termo espiritualidade tem sido tomado pela maioria dos teóricos do assunto para designar a experiência humana que traz sentido e significado para a existência, a busca do divino, do sagrado, que implica o entendimento ou o sentido de conexão com um propósito supremo, não material, ou seja, o reconhecimento do poder de algo Absoluto, além-ego, que nos remete a uma sensação de plenitude e comunhão com o universo e não somente a adoção de um sistema específico de crença ou prática religiosa. O objetivo do artigo é relatar os conhecimentos de vários estudiosos que estabelecem relações entre os dois fenômenos, apontando a espiritualidade como fator decisivo no processo de resiliência e fundamental no desenvolvimento de métodos para a sua promoção.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cecilia Menegatti Chequini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicóloga clínica, especialista em psicologia analítica e mestranda, sob orientação da Professora Dra. Ceres Alves de Araújo, na área de Psicologia Clínica, do núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O artigo teórico foi elaborado a partir da dissertação de mestrado intitulada: "A correlação entre resiliência e espiritualidade em pacientes oncológicos".

Downloads

Publicado

2014-02-05

Como Citar

Chequini, M. C. M. (2014). A relevância da espiritualidade no processo de resiliência. Psicologia Revista, 16(1/2), 93–117. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18059

Edição

Seção

Artigos Teóricos