Experiência de ócio como possibilidade de prevenção à Sindrome de Burnout

Autores

  • Regina Heloisa Maciel Universidade de Fortaleza
  • José Clerton de Oliveira Martins Universidade de Fortaleza
  • Fernando Hugo Portela Pimentel Universidade de Fortaleza
  • Adriana de Alencar Gomes Pinheiro Faculdade de Tecnologia Intensiva

Palavras-chave:

ócio, síndrome de burnout, hipermodernidade, trabalho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo pensar na experiência de ócio como uma possibilidade de ação preventiva e/ou curativa para os indivíduos acometidos pela síndrome de burnout. Esta reflexão parte de uma compreensão baseada no contexto contemporâneo, marcado pelo signo da pressa, da imediatez e da cultura do consumo, onde se manifesta o burnout, considerado como um dos novos modos de subjetivação na realidade hipermoderna. Partindo do questionamento sobre a experiência do ócio como possibilidade para prevenir ou amenizar os efeitos da síndrome de burnout, procura-se argumentar a partir de evidências trazidas por autores e estudiosos sobre os benefícios do ócio.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Heloisa Maciel, Universidade de Fortaleza

Doutora, Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Fortaleza, Ceará, Coordenadora do Laboraório LET.

José Clerton de Oliveira Martins, Universidade de Fortaleza

Doutor, Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Pesquisador da OTIUM/Asociación Iberoamericana de Estudios del Ocio. Bilbao/España. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre. 

Fernando Hugo Portela Pimentel, Universidade de Fortaleza

Doutorando e Mestre em Psicologia, Professor do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Membro do LET, Fortaleza, Ceará.

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro, Faculdade de Tecnologia Intensiva

Doutoranda e Mestre em Psicologia, Professora da Faculdade de Tecnologia Intensiva – FATECI, Membro do Laboratório de estudo sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre - OTIUM Fortaleza, Ceará.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Maciel, R. H., Martins, J. C. de O., Pimentel, F. H. P., & Pinheiro, A. de A. G. (2016). Experiência de ócio como possibilidade de prevenção à Sindrome de Burnout. Psicologia Revista, 24(2), 311–326. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27803

Edição

Seção

Artigos Teóricos