Postagens em blogs pessoais: aproximação do acontecer humano em pesquisas psicanalíticas

Autores

Palavras-chave:

blogs, pesquisa qualitativa, método psicanalítico

Resumo

Apresentamos uma exposição sobre o uso de postagens em blogs pessoais em pesquisas psicológicas qualitativas articulando-se ao redor do método psicanalítico. Optamos, metodologicamente, por realizar leitura e discussão de artigos, que utilizam esse tipo de material empírico, a partir da adoção da psicologia concreta como referencial.  Deste modo, concluímos que o estudo destas manifestações pode ser considerado alternativa fecunda para aqueles que se encontram engajados na produção de conhecimento compreensivo sobre a conduta de indivíduos e coletivos humanos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréia de Almeida Schulte, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCamp

Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCamp com o tema de Maternidade e Sofrimento Social.

Sueli Regina Gallo-Belluzzo, Pontificia Universidade Catolica de Campinas

Mestre e Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tania Aiello-Vaisberg, Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente pelo Instituto de Psicologia pela Universidade de São Paulo. Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica De Campinas e do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordenadora da “Ser E Fazer”: Oficinas Psicoterapêuticas de Criação do IPUSP e do NEW- Núcleo De Estudos Winnicottianos De São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

de Almeida Schulte, A., Gallo-Belluzzo, S. R., & Aiello-Vaisberg, T. (2016). Postagens em blogs pessoais: aproximação do acontecer humano em pesquisas psicanalíticas. Psicologia Revista, 25(2), 227–241. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/30138

Edição

Seção

Artigos Teóricos