Satisfação, formação e inserção profissional de egressos de uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p489-518

Palavras-chave:

Egressos, Formação, Psicologia, Satisfação, Trajetória profissional

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa junto aos egressos do curso de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 2010 a 2017, e teve como objetivo conhecer e avaliar a satisfação dos egressos sobre a sua formação educacional e inserção profissional. Trata-se de uma investigação descritiva com finalidade exploratória, de natureza quanti-qualitativa. Ao analisar o percurso dos egressos, realizou-se um recorte de dados para relacionar a graduação e a atuação profissional recente, acrescido ou não da continuidade dos estudos. Os resultados apontam que 39,7% dos egressos escolheram sua atual área de atuação por fatores de ordem interna, 88,8% afirmam ter alcançado os objetivos profissionais após a graduação, 67,4 % demonstram-se satisfeitos com suas atuais condições de trabalho, 84,4% afirmam já ter realizado alguma pós-graduação para aprimorar conhecimentos técnicos científicos, 53,4% sentem-se seguros para atuar com supervisão, 37,9% dos egressos encontram-se morando com cônjuges/companheiros e 70,3% afirmam ter recebido suporte emocional e financeiro de seus familiares durante a graduação. Portanto, os dados apontam que os egressos avaliam de forma positiva o seu o processo de inserção e atuação profissional recente.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Amâncio de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, Santa Catarina - Brasil Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC - CNPq

Valéria De Bettio Mattos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia, mestre e doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do departamento de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.


Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Souza, G. A. de, & Mattos, V. D. B. (2020). Satisfação, formação e inserção profissional de egressos de uma universidade pública. Psicologia Revista, 29(2), 489–518. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p489-518

Edição

Seção

Jovens Autores