A Extensão Universitária como Dispositivo para Formação do Psicólogo em Saúde Mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p471-488

Palavras-chave:

Formação do Psicólogo, Formação de profissionais de Saúde, Serviços de Saúde Mental

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a formação em psicologia no Brasil e demonstrar que a extensão universitária pode ser usada como um dispositivo formativo. Para tanto, é feita uma contextualização das limitações relativas à formação em psicologia no que se refere à atuação em saúde mental em uma lógica psicossocial. Considera-se paradigma de atuação profissional a atualidade das práticas preconizadas pelo modelo de assistência adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sugere-se o dispositivo da extensão como uma ferramenta capaz de contribuir para a superação de algumas dessas limitações com base na descrição de uma experiência de projeto de extensão de uma universidade brasileira. Essa experiência permitiu encontrar na extensão universitária um dispositivo capaz de contribuir para a superação de limitações relativas à estrutura de curso e de formação em psicologia na universidade na qual o projeto é sediado. Sugere-se que a extensão como dispositivo formativo em psicologia contribui para o treinamento de profissionais articulados com a realidade do serviço prestado e da comunidade que os cerca.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Alves Costa Neto, Universidade de Brasília

Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília- PPGPsiCC/IP/UnB. Psicólogo Clínico do CAEP/IP/UnB.

Deise Matos do Amparo, Universidade de Brasília

Professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasilia - Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília- PPGPsiCC/IP/UnB. Pós- Doutorado Université Paris Decartes – França, Pós- Doutorado Université Paris 13 – França. Bolsista Produtividade Nível 2 do CNPQ

Antônio Carlos Nunes de Carvalho Júnior, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília- PPGPsiCC/IP/UnB. Psicólogo lotado no CAPS II do Paranoá (SES/DF)

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Costa Neto, A. A., Amparo, D. M. do, & Carvalho Júnior, A. C. N. de. (2020). A Extensão Universitária como Dispositivo para Formação do Psicólogo em Saúde Mental. Psicologia Revista, 29(2), 471–488. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p471-488

Edição

Seção

Artigos Teóricos