A Tecnologia da Informação no Apoio à Gestão de Leitos: Um Estudo Multicaso em Hospitais Privados

Autores

  • Claudia Raffa Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e Centro Universitário São Camilo (SP)
  • Ana Maria Malik Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP)
  • Luis Hernan Contreras Pinochet Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v19i3.31356

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Gestão de Leitos, Desempenho dos Sistemas, Hospitais Particulares.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar a relação da Tecnologia da Informação no apoio à gestão de leitos, no que se refere ao desempenho dos sistemas, na percepção de gestores, em hospitais particulares de referência da cidade de São Paulo. A pesquisa contempla um estudo multicaso descritivo, elaborado a partir da coleta de dados em fontes de evidências que incluíram entrevistas com gestores e análise documental. Nesta pesquisa confirmou-se que o hospital mais produtivo é o que apresentou menor tempo médio de permanência, maior índice de giro e menor índice de intervalo de substituição. Como conclusão, verificou-se que a organização D foi considerada a mais produtiva, dado o investimento e apoio tecnológico associado as modernas práticas de gestão.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Raffa, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e Centro Universitário São Camilo (SP)

Doutoranda pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP) e Docente do Centro Universitário São Camilo (SP)

Ana Maria Malik, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP)

Professora Titular do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP), Coordenadora do GVSaude da Fundação Getulio Vargas - SP, e Diretora Adjunta do PROAHSA da Fundação Getulio Vargas - SP

Luis Hernan Contreras Pinochet, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professor Adjunto III do Departamento de Administração da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Raffa, C., Malik, A. M., & Pinochet, L. H. C. (2017). A Tecnologia da Informação no Apoio à Gestão de Leitos: Um Estudo Multicaso em Hospitais Privados. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 19(3), 1–23. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v19i3.31356