Maturidade da Cultura de Segurança no Trabalho: Aplicação do Modelo de Hudson em um Laticínio no Sudoeste do Paraná

Autores

  • Gabriela Buffon Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Jairo Leonardi de Aguiar Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Kellerman Augusto Lemes Godarth Instituto Federal do Paraná – IFPR

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i2.34888

Palavras-chave:

Cultura Organizacional, Segurança no Trabalho, Indústria

Resumo

O estudo buscou analisar o grau de maturidade da cultura de segurança no trabalho do setor operacional de um laticínio localizado no Sudoeste do Paraná. A abordagem quantitativa fez uso de questionário fechado, baseado no modelo de análise da maturidade da cultura de segurança proposto por Hudson (2001 apud Gonçalves, 2011). A pesquisa foi feita junto a uma amostra de 47 funcionários operacionais e três gestores da empresa responsáveis pela área de segurança e prevenção de acidentes de trabalho do laticínio. Como principais resultados, os funcionários operacionais atribuem grau de maturidade da cultura de segurança no trabalho no estágio “sustentável”, enquanto, para a gerência, a maturidade da cultura de segurança encontra-se no estágio “proativo”. O estudo aponta os fatores “envolvimento” e “aprendizagem organizacional” como demandantes de ações de melhoria, visando reposicionamento entre os estágios de maturidade da cultura de segurança no trabalho na empresa.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Buffon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Jairo Leonardi de Aguiar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UFSC.

Kellerman Augusto Lemes Godarth, Instituto Federal do Paraná – IFPR

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Professor do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Downloads

Publicado

2018-05-05

Como Citar

Buffon, G., de Aguiar, J. L., & Godarth, K. A. L. (2018). Maturidade da Cultura de Segurança no Trabalho: Aplicação do Modelo de Hudson em um Laticínio no Sudoeste do Paraná. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 20(2), 1–18. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i2.34888

Edição

Seção

Artigos