Diga-Me Que Curso Fazes e Eu Te Direi Quem És

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39653

Keywords:

Poder, Significado Representacional, Análise de Discurso Crítica

Abstract

Esta pesquisa de caráter qualitativo se propôs a conhecer os aspectos simbólicos presentes nos “personagens” metaforizados por alunos de graduação ao analisarem seu curso e os outros existentes na Ifes estudada. Como referencial teórico, têm-se as relações entre significado representacional e o discurso como uma prática social (Fairclough, 1992). Os alunos foram convidados a pensar em uma metáfora. Essas metáforas foram interpretadas a partir da abordagem teórica-metodológica da análise de discurso crítica. Como resultados, observou-se sete significados representacionais. A relevância teórica desta pesquisa reside em compreender que cada personagem metaforizado pode representar percepções e estereótipos de poder sobre os cursos e profissões dentro de uma organização.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Jussara Jéssica Pereira, Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP

Doutoranda em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP

Carolina Machado Saraiva, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Professora da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Ana Flávia Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Published

2019-06-14

How to Cite

Pereira, J. J., Saraiva, C. M., & Rezende, A. F. (2019). Diga-Me Que Curso Fazes e Eu Te Direi Quem És. Management in Dialogue Review, 21(2), 164–190. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39653