Optar pelo Consumo Colaborativo Pode Aumentar seu Bem-Estar?

Authors

  • Valentina Ortiz Ubal Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
  • Lucas Roecker Lazarin Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39719

Keywords:

Consumo Colaborativo, Bem-estar, Marketing

Abstract

Esta pesquisa analisa narrativas e percepções quanto ao impacto da adesão ao consumo colaborativo no bem-estar dos consumidores. Para isso, realiza uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, na qual 41 participantes responderam a questionário aberto, com posterior análise de conteúdo na perspectiva interpretativista. Com as verificações, propõe-se que (1) a adesão ao consumo colaborativo aumenta o bem-estar dos consumidores; (2) o aumento de bem-estar nos consumidores no consumo colaborativo é distinto do aumento que ocorre na situação de consumo tradicional; (3) o aumento de bem-estar devido ao consumo colaborativo, diferente daquele oriundo do consumo tradicional, deve-se principalmente (a) às interações sociais, (b) à economia de custos, (c) ao altruismo e (d) à consciência ambiental, propiciadas pelas práticas de colaboração e compartilhamento.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Valentina Ortiz Ubal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. 

Lucas Roecker Lazarin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Doutorando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Published

2019-06-14

How to Cite

Ubal, V. O., & Lazarin, L. R. (2019). Optar pelo Consumo Colaborativo Pode Aumentar seu Bem-Estar?. Management in Dialogue Review, 21(2), 215–239. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39719