O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA ENSINO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
DOI:
https://doi.org/10.20946/rad.v13i3.7793Keywords:
Comunicação Integrada de Marketing, Planejamento de Comunicação, Mapas ConceituaisAbstract
O ensino de Comunicação de marketing apesar de usual em diversos cursos, ainda representa um desafio educadores, pois envolve interdisciplinaridade, tem caráter sistêmico e está constante evolução. Assim, este trabalho, de caráter exploratório, apresenta uma proposta de utilização de mapas conceituais para aplicação no ensino de Comunicação de Marketing. O método adotado inclui revisão dos conceitos sobre comunicação de marketing e da teoria dos Mapas Conceituais, além de uma pesquisa de campo envolvendo cerca de 100 graduandos em administração. Para completar o estudo foi desenvolvido um modelo de Mapa Conceitual, com o uso do software CmapTools do Institute for Human and Machine Cognition, que visa explicitar as relações dos conceitos da CIM por meio de unidades semânticas estruturadas, de fácil aprendizado. Os resultados obtidos indicam que o uso desse instrumento pode trazer resultados favoráveis no ensino do tema.Metrics
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).






