O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA ENSINO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

Authors

  • Edson Crescitelli
  • Júlio César Bastos de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v13i3.7793

Keywords:

Comunicação Integrada de Marketing, Planejamento de Comunicação, Mapas Conceituais

Abstract

O ensino de Comunicação de marketing apesar de usual em diversos cursos, ainda representa um desafio educadores, pois envolve interdisciplinaridade, tem caráter sistêmico e está constante evolução. Assim, este trabalho, de caráter exploratório, apresenta uma proposta de utilização de mapas conceituais para aplicação no ensino de Comunicação de Marketing. O método adotado inclui revisão dos conceitos sobre comunicação de marketing e da teoria dos Mapas Conceituais, além de uma pesquisa de campo envolvendo cerca de 100 graduandos em administração. Para completar o estudo foi desenvolvido um modelo de Mapa Conceitual, com o uso do software CmapTools do Institute for Human and Machine Cognition, que visa explicitar as relações dos conceitos da CIM por meio de unidades semânticas estruturadas, de fácil aprendizado. Os resultados obtidos indicam que o uso desse instrumento pode trazer resultados favoráveis no ensino do tema.

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Author Biographies

Edson Crescitelli

Doutor em Administração pela FEA/USP. Professor da FEA-USP

Júlio César Bastos de Figueiredo

Doutor em Física pela USP. Professor da pós-graduação da ESPM.

How to Cite

Crescitelli, E., & Figueiredo, J. C. B. de. (2011). O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA ENSINO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING. Management in Dialogue Review, 13(3). https://doi.org/10.20946/rad.v13i3.7793

Issue

Section

Artigos