A influência dos aspectos visuais das embalagens na formação das atitudes: um estudo no setor de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.20946/rad.v14i2.12810Palabras clave:
Comportamento do Consumidor, Atitudes, EmbalagemResumen
O presente trabalho tem por objetivo conhecer a possível influência das características visuais das embalagens de alimentos na formação das atitudes do consumidor, representadas pelos componentes cognitivo, afetivo e conativo. Para isso, optou-se por uma pesquisa de cunho exploratório, qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade a partir de uma amostra não probabilística, selecionada por conveniência. As doze consumidoras entrevistadas puderam falar dos atributos das embalagens que elas consideravam mais importantes e, a partir de tais resultados, foi possível interpretar as opiniões levantadas utilizando-se a técnica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa sugerem que as características visuais das embalagens provocam opiniões, sensações e inferências a respeito dos atributos do produto, o que demonstra a ligação existente entre as cores, ilustrações, formatos, textos, desenhos e os demais aspectos visuais das embalagens e a formação das crenças, emoções e intenções comportamentais do consumidor. De forma geral, pode-se concluir que os atributos visuais das embalagens ajudam a formar as atitudes dos consumidores, a construir a imagem da marca, a formar conceitos sobre os fabricantes, a suportar outras ações promocionais, a comunicar e agregar valor ao produto.Métricas
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Publicado
2012-08-31
Cómo citar
Gárran, V. G., & Serralvo, F. A. (2012). A influência dos aspectos visuais das embalagens na formação das atitudes: um estudo no setor de alimentos. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 14(2). https://doi.org/10.20946/rad.v14i2.12810
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Artigos
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