A Importância da Administração Profissional para os Clubes de Futebol.

Autores/as

  • Antonio Carlos Estender Faculdade Zumbi dos Palmares.

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v15i3.13093

Resumen

Este artigo tem objetivo de verificar o modelo de gestão que os clubes de futebol executam para viabilizar a formação de times vencedores procurando diversificar seus produtos fortalecendo a marca gerando aumento de receita. Com o passar dos anos, para se fortalecer e tornar-se um time conhecido, os times de futebol evoluíram seus conceitos de administração da gestão do futebol, pois o cenário do futebol sofreu inúmeras mudanças desde sua estruturação a seu conceito de viabilização. Ao mesmo tempo em que os clubes evoluíram, galgaram também com a necessidade de construir times mais competitivos, com o intuito de conquistar diversos campeonatos, procuraram atletas de vários níveis diferenciados, visando o mercado Europeu e seus moldes conceituais. O Sport Clube Corinthians é um modelo real de um clube que por longos anos sofreu com a má administração e problemas internos, com o passar dos anos modificou sua gestão, adaptando-se as necessidades dos atletas e com visão tecnológica modernizada pode contratar jogadores de alto nível, formando parcerias com grandes empresas e até mesmo com órgãos públicos para a construção de seu novo estádio, o qual será palco da abertura da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Não podemos esquecer-nos de citar a importância dos modelos de marketing esportivo, planejamento estratégico e sua responsabilidade social. Os clubes sentem a necessidade de diversificar suas atividades em novas modalidades de esportes em crescimento, a fim de conquistar novos torcedores, expandindo a marca, criando parcerias conceituadas, mantendo o nome do clube em evidência na mídia esportiva.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Estender, Faculdade Zumbi dos Palmares.

Possui graduação em Administração (1994) MESTRE EM GESTÃO DE NEGÓCIOS (2006). È especialista nas áreas de Marketing, Educação, Hotelaria, Administração e Comunicação. Atuou como consultor no Instituto Siegen em São Paulo; foi Editor e membro do Conselho da Revista Eletrônica do 3º Setor da Universidade Guarulhos; Leciona - Pós-graduação nas áreas de Estratégia, Competitividade e Marketing na Universidade Guarulhos; leciona na graduação - Universidade Anhembi Morumbi - UAM - Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo) e Universidade Guarulhos. Participou do Projeto Rondon. Como Coordenador da Operação Centenário da Comissão Rondon em Minas Gerais (2007), Operação Rei do Baião em Pernambuco (2010) e Operação Capim Dourado Tocantins (2012). e como Professor assistente da Operação Centro Norte em Roraima (2009), Operacao Carajas no Pará (2011) Operação Peixe Boi no Amazonas (2011) e Operação Pai Francisco no Maranhão (2012). Participou do Sife HSBC Financial Literacy Grant Notification (2009). É coautor de alguns livros entre eles: Aplicando as táticas do futebol a gestão de negócios: Escreveu mais de 20 artigos nas mais diversas áreas alguns dos artigos são: Recursos, capacidades e competências da indústria bélica, e a gestão do conhecimento no processo de integração estudo de caso grupo Votorantim, Redes Sociais, Responsabilidade Social e Empresarial, a Integração do negro na filosofia de classes, Terceiro Setor em Atuação,O Posicionamento de Marcas Próprias no Topo da Pirâmide Social, Aspectos Estratégicos do Varejo, entre outros temas. Também orientou mais de 10 trabalhos aprovados de Iniciação cientifica No ano de 2011 na Universidade Paulista aprovamos 17 artigos de qualidade em diversas áreas do conhecimento que foram enviados a congressos em 2012 foram mais de 20 artigos aprovados. Foi Coordenador de Banca de trabalhos científicos (2009, 2011 e 2012) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Publicado

2015-09-01

Cómo citar

Estender, A. C. (2015). A Importância da Administração Profissional para os Clubes de Futebol. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 15(3). https://doi.org/10.20946/rad.v15i3.13093