Comportamentos nas Redes Sociais Online e seus Impactos nas Relações Profissionais

Autores/as

  • Amanda Soares Zambelli Ferretti Fucape Business School
  • Bruno Felix Von Borell de Araujo Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v19i2.31143

Palabras clave:

Redes Sociais Online, Novas Tecnologias, Gerenciamento de Identidades

Resumen

Com o crescente número de casos em que a atuação de indivíduos no ambiente de trabalho tem sido influenciada por comportamentos adotados no mundo virtual, este estudo teve como objetivo identificar impactos dos comportamentos adotados nas redes sociais online nas relações profissionais. Os dados foram obtidos por pesquisa quantitativa, com 188 profissionais do mercado de trabalho brasileiro que possuem acesso a redes sociais online. Os participantes responderam a questionários relacionados a comportamentos específicos e suas consequências para o respeito e a simpatia. Os resultados demonstraram que quem adota o comportamento aberto possui uma tendência a ser menos respeitado por seu colega de trabalho, quando comparado a comportamentos de gerenciamento de público, de conteúdo e híbrido. O mesmo foi identificado com relação à simpatia. No caso do gerenciamento de público, os profissionais tendem a ser menos respeitados e simpatizados, em comparação aos comportamentos de conteúdo e híbrido.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Amanda Soares Zambelli Ferretti, Fucape Business School

Mestre em Administração

Bruno Felix Von Borell de Araujo, Fucape Business School

Doutor em Administração de Empresas

Publicado

2017-05-01

Cómo citar

Ferretti, A. S. Z., & Araujo, B. F. V. B. de. (2017). Comportamentos nas Redes Sociais Online e seus Impactos nas Relações Profissionais. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 19(2), 91–115. https://doi.org/10.20946/rad.v19i2.31143