Aumento do Poder de Compra do Varejo e o Impacto nas Estratégias de Precificação

Autores/as

  • Mariana Nascimento Bicalho Universidade de São Paulo
  • Kavita Miadaira Hamza Universidade de São Paulo
  • Marcos Roberto Luppe Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i2.36562

Palabras clave:

Varejo, Precificação, Posicionamento de Marca, Poder de Compra

Resumen

O objetivo do presente trabalho é analisar as estratégias de posicionamento e de preço de bens de consumo do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, observar se existem discrepâncias entre a estratégia que as empresas recomendam e o preço praticado nas grandes redes de varejo e, consequentemente, seus impactos no posicionamento desses produtos em comparação com a concorrência. Foram coletados dados sobre posicionamento e estratégias de preço de duas marcas de uma empresa multinacional, além de dados secundários de volume de vendas e preços médios praticados nos pontos de venda. A análise dos resultados revelou que o incorreto posicionamento dos produtos pode impactar negativamente a rentabilidade de alguns produtos e categorias, bem como danificar a imagem da marca. Os fatores identificados como sendo determinantes nos impactos das variações de preço foram: elasticidade da demanda, relação preço-qualidade e diferenciação de marca.

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Biografía del autor/a

Mariana Nascimento Bicalho, Universidade de São Paulo

Bacharel em Administração pela Universidade de São Paulo

Kavita Miadaira Hamza, Universidade de São Paulo

Professora da Universidade de São Paulo – USP. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo – USP.

Marcos Roberto Luppe, Universidade de São Paulo

Professor da Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP

Publicado

2018-05-05

Cómo citar

Bicalho, M. N., Hamza, K. M., & Luppe, M. R. (2018). Aumento do Poder de Compra do Varejo e o Impacto nas Estratégias de Precificação. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 20(2), 70–93. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i2.36562