Opt-Out: por que profissionais da Geração Z optam por deixar as empresas?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i2.48308

Palabras clave:

gestão de pessoas, carreira, geração z, opt-out

Resumen

O movimento opt-out trata do fenômeno que ocorre quando os profissionais “optam por sair” das empresas. A presente pesquisa se propõe a investigar as motivações das pessoas da Geração Z para realizarem o movimento de opt-out. Para tal, foi conduzida uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com seis pessoas da Geração Z que “optaram por sair”. Para análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo. Os resultados apontam que a falta de autonomia, falta de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, falta de reconhecimento, não pertencimento ao local de trabalho, não conseguir ser livre esteticamente e a falta de possibilidade de poder criar e inovar foram os motivadores do movimento opt-out

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Biografía del autor/a

Kaleandra Leite, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Bacharela em Administração

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Administração e Professora na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração e Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nathália Rigui Trindade, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Citas

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Publicado

2022-05-02

Cómo citar

Leite, K., Hahn, I. S., Scherer, F. L., & Trindade, N. R. (2022). Opt-Out: por que profissionais da Geração Z optam por deixar as empresas?. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 24(2), 8–23. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i2.48308