Produção e Reprodução Acadêmica: O Produtivismo e a Lógica Gerencialista na Pós-Graduação em Administração

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i2.54114

Mots-clés :

Produtivismo Acadêmico, Ensino e Pesquisa em Administração, Pós-Graduação em Administração

Résumé

Não são novas as discussões em torno do produtivismo acadêmico instalado entre os pesquisadores e as instituições de ensino como consequência dos modelos de avaliação adotados pelos principais órgãos do sistema de educação nacional. Sabemos que o produtivismo não é exclusivo da área da administração, mas não deixa de ser irônico que dentro da academia nós continuemos reproduzindo uma lógica gerencialista (que tanto ensinamos em sala de aula) para a produção de conhecimento como um produto comercializado de maneira competitiva e sem nenhuma visão crítica desta situação. 

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Aimãn Ibrahim Mourad, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutor em Administração pela PUC-SP. Coordenador da Escola de Negócios da PUC-SP.

Références

Alcadipani, R & Bresler, R. (1999) A McDonaldização do Ensino. Carta Capital, São Paulo.

Alcadipani, R. (2011). Resistir ao produtivismo: uma ode à perturbação Acadêmica. Cadernos EBAPE, 9(3), 1174-1178.

Cunha, J. (2018). Conglomerados do ensino superior avançam sobre a educação básica. Folha de São Paulo, São Paulo.

BRASIL. (2019) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior: Notas Estatísticas 2019. Inep, Brasília.

BRASIL. (2017) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior: Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2017. Inep, Brasília.

Téléchargements

Publiée

2021-05-06

Comment citer

Mourad, A. I. (2021). Produção e Reprodução Acadêmica: O Produtivismo e a Lógica Gerencialista na Pós-Graduação em Administração. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 23(2), 1–6. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i2.54114

Numéro

Rubrique

Editorial