A formação do administrador na nova diretriz curricular: uma discussão sob o contexto das racionalidades
DOI :
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i2.58012Mots-clés :
Administração, Educação, Diretrizes Curriculares, Sustentabilidade, RacionalidadesRésumé
Partindo-se do pressuposto de que o administrador ocupa cargos de gestão, investigou-se neste ensaio, se as alterações apontadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Administração seriam aptas para formar um profissional imbuído de visões que possam enfrentar problemas hodiernos, como aspectos climáticos e superpopulação. Normalmente, essas questões são irrelevantes nas tomadas de decisões, em virtude da adoção de perspectivas teóricas que a excluem, ou não dão importância para esses fenômenos. Observou-se que houve alterações no Currículo do Curso ao longo do tempo, contudo, não houve alteração nas bases teóricas que o fundamentam. Portanto, as novas habilidades a serem desenvolvidas em virtude da última alteração continuam a responder e a corresponder às necessidades guiadas pela racionalidade econômica.
Métriques
Références
Aktouf, O. (2004). Pós-globalização, administração e racionalidade econômica: a síndrome do avestruz. Atlas.
Barros, M. J. F. de, & Passos, E. S. (2000). Remando a favor da maré: racionalidade instrumental no curso de administração de empresas. Organizações & Sociedade, 7(19), 161–174. https://doi.org/10.1590/S1984-92302000000300011
Boeira, S. L. (2002). Ecologia política: Guerreiro Ramos e Fritjof Capra. Ambiente & Sociedade, 10, 85–105. https://doi.org/10.1590/S1414-753X2002000100006
Brasil. (1965). Lei no 4.769 de 9 de Setembro de 1965 - Dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico de Administração, e dá outras providências. Diário Oficial Da União.
Brasil, M. da E.-M. (2005). Resolução No 4, de 13 de Julho de 2005 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf
Brasil, M. da E.-M. (2020). Parecer CNE/CES No 438/2020 - Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2020-pdf/154111-pces438-20-1/file
Brasil, M. da E.-M. (2021). Resolução No 5 de 14 de outubro de 2021 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. União, Diário Oficial Da. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-5-de-14-de-outubro-de-2021-352697939
Capra, F. (2012). O ponto de mutação: a Ciência, a Sociedade e a Cultura emergente (30a). São Paulo: Cultrix.
Diamond, J. M. (2005). Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso (15a•). Rio de Janeiro: Record.
Fernandez, B. P. M., & Bêrni, D. de A. (2014). Sobre o Estatuto Epistemológico da Racionalidade Econômica segundo Karl Popper. Estudos Econômicos (São Paulo), 44(4), 847–880.
Filha, L. G. F. (2020). Eu em casa e os animais nas ruas em tempo de COVID-19. Revista Gestão & Tecnologia, 1(30), 25–32.
Fischer, T. (2003). Alice através do espelho ou Macunaíma em campus papagalli? Mapeando rotas de ensino dos estudos organizacionais no Brasil. Organizações & Sociedade, 10(28), 47–62. https://doi.org/10.1590/S1984-92302003000400004
Habermas, J. (1987). Teoria de la acción comunicativa I. Madri: Taurus.
Leff, E. (2009). Ecologia, capital e cultura: A territorialização da racionalidade ambiental (1a). São Paulo: Vozes.
Lourenço, C. D. da S., Tonelli, D. F., & Mafra, F. L. N. (2009). Reconciliação entre o econômico e o social: um desafio para o ensino de Administração. II Encontro de Ensino e Pesquisa Em Administração e Contabilidade, 1–16.
Nicolini, A. (2003). Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas, 43(2), 44–54. https://doi.org/10.1590/s0034-75902003000200003
Oliveira, A. L. de, Lourenço, C. D. da S., & Castro, C. C. de. (2013). Ensino de Administração nos EUA e no Brasil: evidências de um ensino com problemas. In XXXVII EnANPAD. Anais EnANPAD 2013.
Oliveira, F. B. de, & Sauerbronn, F. F. (2007). Trajetória, desafios e tendências no ensino superior de administração e administração pública no Brasil: uma breve contribuição. Revista de Administração Pública, 41(spe), 149–170. https://doi.org/10.1590/s0034-76122007000700009
Pitanga, Â. F. (2015). O Enfrentamento da crise socioambiental: Um diálogo em Enrique Leff sobre a racionalidade e o saber ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 158–171. http://marefateadyan.nashriyat.ir/node/150
Ramos, A. G. (1989). A Nova Ciência das Organizações (2.ed.). Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.
Serva, M. (1997). A racionalidade substantiva demonstrada na prática administrativa. Revista de Administração de Empresas, 37(2), 18–30. https://doi.org/10.1590/S0034-75901997000200003
Silva, M. R. da. (2007). Ensino de Administração: Um Estudo da Trajetória Curricular do Curso de Graduação. In I Encontro de Ensino em Administração e Contabilidade. Anais....Anpad 2007.
Silveira, V. N. S. (2008). Racionalidade e organização: as múltiplas faces do enigma. Revista de Administração Contemporânea, 12(4), 1107–1130. https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000400010
Skinner, B. F. (1987). Why we are not acting to salve the world. In Upon Further reflection. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.
Soares, S. F., & Pinto, G. B. da R. (2020). A pandemia da COVID-19 e a questão ambiental. DIVERSITATES International Journal, 12(1), 116. https://doi.org/10.53357/PZLI9673
Weber, M. (1994). Economia e Sociedade: Fundamentos da sociologia compreensiva. Editora UnB.
Wood Jr., T., & Paula, A. P. P. de. (2004). O fenômeno dos MPAs brasileiros: hibridismo, diversidade e tensões. Revista de Administração de Empresas, 44(1), 116–129. https://doi.org/10.1590/S0034-75902004000100007
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Administração em Diálogo - RAD 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.