A reciclagem de texto e suas implicações para a integridade científica em administração

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i3.63034

Mots-clés :

reciclagem de texto, autoplágio, publicação redundante, publicação duplicada, salami science

Résumé

O texto aborda a reciclagem de texto no contexto acadêmico, também conhecida como autoplágio, que consiste no reuso não autorizado de partes ou artigos completos escritos pelo próprio autor, sem a devida citação ou referência. Essa prática pode comprometer a integridade da produção acadêmica, violar direitos autorais e minar a confiabilidade do processo científico. A reciclagem também pode distorcer a percepção sobre a originalidade do autor e dificultar a identificação de informações verificadas. A demanda por produtividade acadêmica é apontada como um dos fatores motivadores, mas a autocitação ética é vista como uma prática legítima para contextualizar pesquisas anteriores. A promoção de uma cultura acadêmica pautada na honestidade intelectual e na responsabilidade ética é fundamental para o avanço genuíno do conhecimento em todas as áreas do saber.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Francisco Antonio Serralvo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel em Administração de Empresas, possui mestrado em Administração e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-doutorado em Marketing pela Universidad de Santiago de Compostela (Espanha). É Professor Titular de Marketing e foi Diretor da FEA-PUC/SP. Coordena o Grupo de Estudos da Marca - GEMa na PUC/SP. É Editor-Chefe da Revista Administração em Diálogo – RAD, editada pela PUC-SP.

Références

Agrawal, R. (2020). Plagiarism. Indian Journal of Pathology and Microbiology, 63, 175-176. https://doi.org/10.4103/0377-4929.282724

Assis, A. J. B., Holanda, C. A., & Amorim, R. F. B. (2019). Nova face de um velho problema: o autoplágio no cenário da produção científica. Geriatr Gerontol Aging, 13(2), 95-102. https://doi.org/10.5327/Z2447-211520191800063

Brito, S. L. C. (2021). Autoplágio na pesquisa científica: um ilícito? Interfaces Científicas, 8(3), 110-125. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2021v8n3p110-125

Das, N., & Panjabi, M. (2011). Plagiarism: Why is it such a big issue for medical writers? Perspectives in Clinical Research, 2(2), 67-71. https://doi.org/10.4103/2229-3485. 80370

Gorbunov-Posadov, M. (2022). Dynamically Updated Alive Publication Date. Publications, 10(48), 1-7. https://doi.org/10.3390/publications10040048

Harriman, S., & Patel, J. (2014). Text Recycling: Acceptable or Misconduct? BMC Medicine, 12(148), 1-2. https://doi.org/10.1186/s12916-014-0148-8

Mendes-Da-Silva, W., & Leal, C. C. (2021). Salami Science in the Age of Open Data: Déjà lu and Accountability in Management and Business Research. Revista de Administração Contemporânea, 25(1), 1-11. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200194

Merrill, E. (2015). Where We Go Wrong: Issues of Dual Publication and Self-Plagiarism. The Journal of Wildlife Management, 79(3), 355-356. https://doi.org/355-356.10.1002/jwmg.863

Moscovitz, C. (2015). Self-Plagiarism, Text Recycling, and Science Education. BioScience, 66(1), 5–6. https://doi.org/10.1093/biosci/biv160

Moscovitz, C. (2017). Text Recycling in Health Sciences Research Literature: A Rhetorical Perspective. Research Integrity and Peer Review, 2(1), 1-7. https://doi.org/10.1186/s41073-017-0025-z

Moskovitz, C., Hall, S., & Pemberton, M. (2022). A Model Text Recycling Policy for Publishers. European Science Editing, 48(e81677), 1-8. https://doi.org/10.3897/ese.2022.e81677

Negoiţă, A., & Negoiţă, S. (2022). Plagiarism in the University Environment. Euromentor Journal, 13(4), 19-30.

Pashler, H., & Wag, E. (2012). Editors' Introduction to the Special Section on Replicability in Psychological Science: A Crisis of Confidence? Perspectives on Psychological Science, 7(6), 528-530. https://doi.org/10.1177/1745691612465253

Suzigan, W., Garcia, R., & Massaro, T. (2021). Boas Práticas em Pesquisa e a prevenção da má conduta acadêmica. Revista Brasileira de Inovação, 20(e021004), 1-12. https://doi.org/10.20396/rbi.v20i00.8664102

Urbanowicz, C., & Reinke, B. A. (2018). Publication Overlap: Building an Academic House with Salami Shingles. Bulletin of the Ecological Society of America, 99(4), 1-6. https://www.jstor.org/stable/26501939

Téléchargements

Publiée

2022-09-01

Comment citer

Serralvo, F. A. (2022). A reciclagem de texto e suas implicações para a integridade científica em administração. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 24(3), 1–6. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i3.63034