CULTURA REGIONAL MINEIRA E RELAÇÕES COMERCIAIS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO NO VAREJO

Автор(и)

  • Cléria Donizete da Silva Lourenço Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.9697

Ключові слова:

Cultura regional, Varejo, Pequenas empresas

Анотація

O objetivo deste trabalho é compreender como os traços culturais mineiros se manifestam nas relações de troca comercial entre funcionários de micro e pequenas empresas varejistas e seus consumidores em um município de pequeno porte no Sul de Minas Gerais. A pesquisa qualitativa foi realizada em cinco empresas durante um ano utilizando-se o método etnográfico. A observação participante e a entrevista em profundidade foram utilizadas como técnica de coleta de dados. Quanto aos resultados, evidenciou-se como a tranquilidade, o apego à tradição, o bom senso, a discrição, a dissimulação, a hospitalidade e a desconfiança se manifestaram no cotidiano das empresas pesquisadas.

Metrics

Metrics Loading ...

Біографія автора

Cléria Donizete da Silva Lourenço, Universidade Federal de Lavras

Doutora em administração Profa. adjunta do Departamento de Administração e Economia - DAE Universidade Federal de Lavras _ UFLA Área: Estudos organizacionais

Опубліковано

2014-08-15

Як цитувати

Lourenço, C. D. da S. (2014). CULTURA REGIONAL MINEIRA E RELAÇÕES COMERCIAIS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO NO VAREJO. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 15(1). https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.9697

Номер

Розділ

Artigos