Modalidades e recursos didáticos para o ensino de biologia

Rosana Wichineski de Lara de Souza Souza

Resumo


Inexperiência e falta de conhecimento além do pouco aperfeiçoamento de práticas de muitos professores são responsáveis por aulas mal sucedidas e objetivos de ensino não alcançados. Apresentamos aqui uma breve descrição das principais modalidades didáticas que podem ser utilizadas no ensino de biologia, ou ciências, bem como recursos didáticos que facilitam o desenvolvimento cognitivo, intelectual e pessoal dos alunos. Que poderão ser usados tanto como alternativa para diversificar as aulas como também para avaliar e propiciar a assimilação de conteúdos conceituais e principalmente atitudinais no contexto da biologia e demais ciências. Foram consultados artigos científicos na área de educação com ênfase no ensino de Biologia, baseando se principalmente nas ideias de Mirian Krasilchik. Realizou-se uma breve explanação de cada modalidade didática: aula expositiva, aulas práticas, aulas de campo e suas particularidades. Também foram analisadas opiniões sobre o uso de softwares de ensino, vídeos, imagens, ilustrações, jogos, brincadeiras e o próprio livro didático como instrumentos de ensino e suas contribuições ao processo de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e psicossocial. Percebemos a necessidade da permanente atualização dos conceitos e ações do professor, para que o ensino aprendizagem torne-se cada vez mais eficiente.

Palavras-chave: modalidades didáticas; ensino; aprendizagem; biologia; instrumentos; materiais; professor.

ABSTRACT

Inexperience and lack of knowledge beyond just improving practices of many teachers are responsible for unsuccessful lessons and teaching objectives not achieved. We present here a brief description of the main teaching methods that can be used in teaching biology, or science, as well as educational resources that facilitate cognitive development, intellectual and personal development of students. That can be used either as an alternative to diversify the classes as well as to evaluate and foster the assimilation of conceptual content and attitudinal mainly in the context of biology and other sciences. Were consulted scientific articles in education with an emphasis in biology teaching, based mainly on the ideas of Mirian Krasilchik. Held a brief explanation of each modality teaching: lecture, practical classes, field classes and their peculiarities. Were also analyzed opinions on the use of educational software, videos, images, illustrations, games, jokes and own textbook as teaching and their contributions to the learning process, cognitive and psychosocial development. We realize the need of continuous updating of concepts and actions of the teacher, so that teaching and learning become increasingly efficient.

Keywords: teaching methods; teaching; learning; biology instruments; materials; teacher.

Palavras-chave


modalidades didáticas; ensino; aprendizagem; biologia; instrumentos; materiais; professor

Texto completo:

PDF

Referências


AGUAYO, A. M. Didática da escola nova. São Paulo: Nacional. 13ª ed., 1966. In: SILVA-JUNIOR, Arildo Nerys da; BARBOSA, Jane Rangel Alves Repensando o Ensino de Ciências e de Biologia na Educação Básica: o Caminho para a Construção do Conhecimento Científico e Biotecnológico Democratizar, v III, n 1, jan/abr 2009. Disponível em: acesso em 31 de agosto de 2012

ALTHAUS, Maiza Taques Margraf . GODOY, Marcela Teixeira. Aulas Para Turmas-Piloto: Interfaces em Didática e Estágio Supervisionado em Biologia. Olhar de professor, Ponta Grossa, 11(2): 295-311, 2008. Disponível em acesso em 07 de setembro de 2012

ASCHER, R. S. Methods and Techniques in Teacher Development, USA, Educational Technology, nov. 1966. In: KRASILCHIK, Myriam, Prática de Ensino de Biologia, 4ª Edição, Editora USP, São Paulo, 2004

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968

CAMPOS, Luciana Maria Lunardi, BORTOLOTO, T. M., FELÍCIO, A. K. C. A Produção de Jogos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia: umaProposta para Favorecer a Aprendizagem. UNESP, 2002 Disponível em acesso em 30 de setembro de 2012

Campos, Maria Cristina da Cunha; Nigro, Rogério Gonçalves. Teoria e prática em ciências na escola: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 2009.

CUNHA, N. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988

EICHLER, M. e DEL PINO, J. C. CARBÓPOLIS: meio ambiente, resolução deproblemas e software educacional. In: IV CongressoRIBIE, 1998, Brasília. Anais. Brasília: UnB, 1998. p. 12-16. In: SILVA, Karla Nunes da, FERREIRA, Luciana da Cunha, SILVA-FOSBERG, Maria Clara Simulações Computacionais Aplicadas ao Ensino da Biologia. IN: II Seminário de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: acesso em 05 de setembro de 2012

EISNER, W. Quadrinhos e Arte Sequencial. São Paulo: Editora Martins Fontes, 3ªEdição, 2001. IN: MAIA, Rubi Gonçalves. SCHIMIN, Eliane Strack, Ilustrações: Recurso Didático Facilitador no Ensino de Biologia. Trabalho de PDE. Disponível em: acesso em 05 de setembro de 2012.

FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.

FRENCH, L. G. J.; Journal Chemical Educational., 69, 287, 1992.

GARRAT, J.; OVERTON, T.; Educational Chemical., 33, 137, 1996.

GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na Aprendizagem de conteúdosde Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001, Anais..., Rio de Janeiro, 2001, p.389-92.

KRASILCHIK, Myriam, O Professor e o currículo de Ciências no 1º grau. São Paulo: Atual, 1987, 80p.

MACHADO, João Luís de Almeida. Como podemos selecionar um filme para utilizar em aula? Palavras Rabiscadas, 2008. Disponível em: Acesso em: 25 de outubro de 2012.

MAIA, Rubi Gonçalves. SCHIMIN, Eliane Strack, Ilustrações: Recurso Didático Facilitador no Ensino de Biologia. Trabalho de PDE,acesso em 07 de setembro de 2012.

MEHES, Renata, MAISTRO, Virginia Iara de Andrade. A Contribuição dos Conceitos Transmitidos pelas Charges e Quadrinhos para a Aprendizagem da Biologia. IN: XCongresso Nacional de Educação – EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. PUCPR, Curitiba, 2011. Disponivel em: acesso em 25 de setembro de 2012.

MIRANDA, S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, v.28, p. 64-66, 2001.

NASCIMENTO, Stephany Siqueira Barbosa. COELHO, Christiano Peres. Utilização da Prática Expositiva Dialógica Para o Ensino de Biologia. PDF Disponível em: , acesso em 20 junho de 2012.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. DIRETRIZES CURRICULARES DE BIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Curitiba, 2008.

RAMOS, Marise Nogueira. A Contextualização no Currículo de Ensino Médio: a necessidade da crítica na construção do saber científico, 2004. In PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. DIRETRIZES CURRICULARES DE BIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Curitiba, 2008.

RONCA, A.C.C., ESCOBAR, V.F. Técnicas pedagógicas: domesticação ou desafio à participação. Petrópolis: Vozes, 1986.

SANTOS, Gelson ribeiro dos, SÁ, Luciana Passos, e QUEIROZ, Salete Linhares. Uso de Artigos Científicos em uma Disciplina de Físico-Química. Quim. Nova, Vol. 29, No. 5, 1121-1128, 2006.

SILVA, Karla Nunes da, FERREIRA, Luciana da Cunha, SILVA-FOSBERG, Maria Clara Simulações Computacionais Aplicadas ao Ensino da Biologia. IN: II Seminário de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: acesso em 05 de setembro de 2012.

SILVA-JUNIOR, Arildo Nerys da; BARBOSA, Jane Rangel Alves Repensando o Ensino de Ciências e de Biologia na Educação Básica: o Caminho para a Construção do Conhecimento Científico e Biotecnológico Democratizar, v III, n 1, jan/abr 2009. Disponível em: acesso em 31 de agosto de 2012.

WACHWICZ. O método dialético na didática da educação superior. In: ALTHAUS, MaizaTaquesMargraf .GODOY, Marcela Teixeira. Aulas Para Turmas-Piloto: Interfaces em Didática e Estágio Supervisionado em Biologia. Olhar de professor, Ponta Grossa, 11(2): 295-311, 2008. Disponível em acesso em 05 de outubro de 2012.

XAVIER, M.C.; FREIRE A. S.; MORAES, M.O. A introdução dos conceitos de Biologia Molecular e Biotecnologia no Ensino de Genética no Nível Médio: há espaço para a nova Biologia In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., Bauru, Atas... Bauru: Abrapec, CD ROM, 2005.


Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários