Os temas transversais como proposta para as atividades pedagógicas do professor eventual na escola pública

Mariana Guilger, Heitor Zochio Fischer

Resumo


Este trabalho teve por objetivo investigar a frequência com que os professores eventuais, de uma escola pública, atuaram ao longo de um ano letivo e propor a utilização dos Temas Transversais como estratégia para a melhor qualidade de suas aulas. Por meio de entrevistas com professores que atuam ou já atuaram nessa condição, foi possível constatar que a maioria deles se sentiu despreparada ao entrar em sala de aula por vários fatores, sendo o principal, o fato de serem chamados de imediato, sem ter tempo para a elaboração das aulas. A partir da frequência de atuação dos professores eventuais e da análise das entrevistas, concluiu-se que uma intervenção nessas aulas seria algo positivamente significativo para a escola. Desse modo, foram elaboradas aulas, baseadas nos temas transversais, destinadas ao ensino fundamental ciclo II e ensino médio, as quais são modelos para que se possa dar continuidade ao projeto.

Palavras-chave: temas transversais; professor eventual; escola pública.

ABSTRACT

This work aims to investigate the frequency in which eventual teachers from a public school worked during a scholar year and to propose the use of the transverse themes as a strategy for a better quality of their classes. Through interviews with teachers who work and already worked in this condition it was possible to realize that most of them felt unprepared when entering into the classroom because of many factors, being the main, the fact that they are called immediately, without having time to prepare the classes. Through the frequency of eventual teachers’ work and the analysis of the interviews it was concluded that an intervention in these classes would be something positively significant for the school. So some classes were prepared based on transversal themes destined to elementary school and high school which will be models to continue the project.

Keywords: transverse themes; eventual teacher; public school.

Palavras-chave


temas transversais; professor eventual; escola pública

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